Cachola na Escola
O Cachola na Escola é uma iniciativa inovadora na qual os estudantes do Ensino Fundamental e Médio participam de aulas de campo diferenciadas nas quais podem vivenciar a rotina de um complexo de saúde enquanto aprendem os conteúdos de Ciências que fazem parte da sua grade curricular de acordo com a BNCC.
As aulas são organizadas na forma de sequências teórico-práticas dinâmicas utilizando diferentes estratégias de metodologias pedagógicas ativas (vídeos, discussões a partir de situações problema, atividades lúdicas que estimulem a investigação com elementos próprios da pesquisa científica, jogos digitais, textos científicos adequados à faixa etária, oficinas, experimentações, rodas de conversa) e acontecem em nossas unidades de atendimento modelo e em nosso núcleo técnico-operacional (NTO) onde os alunos têm a oportunidade realizar uma visita técnica que permitirá a aproximação com a rotina de um complexo de saúde.
Nosso objetivo é proporcionar uma aprendizagem envolvente e prática, permitindo que os alunos se conectem de forma tangível com os conceitos científicos.
Sim, nós vamos até as escolas!
As aulas também podem acontecer no ambiente escolar durante o percurso acadêmico no formato de aulas teórico-práticas ou participações em Feiras de Ciências, através da realização de jogos e dinâmicas que incentivem a curiosidade científica e o desenvolvimento do conhecimento.
Conteúdo programático
Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de explorar os diferentes componentes sanguíneos, aprendendo a identificá-los em um microscópio óptico. Além disso, eles conhecem os métodos de coleta de sangue periférico e o seu processamento para a realização de exames laboratoriais diagnósticos.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Entender a função do sangue e sua função no corpo humano
- Explorar os diferentes elementos do sangue e a sua relevância
- Conhecer os métodos de coleta e processamento de sangue para realização de exames diagnósticos
Os alunos mergulham no reino dos fungos e bactérias, visualizando esses microrganismos enquanto formam colônias nas placas de Petri. Também aprendem a identificá-los em microscópio óptico, ampliando sua compreensão desses seres microscópicos.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Compreender o que são microrganismos, focando em fungos e bactérias
- Explorar formas de prevenir infecções por microrganismos
- Identificar características distintas de fungos e bactérias
Nesse tópico, adentramos o mundo da imunidade. Apresentamos conceitos fundamentais como glóbulos brancos, antígenos e anticorpos. Ao final da aula, os alunos podem observar leucócitos em um microscópio óptico, fortalecendo sua compreensão visual desses elementos essenciais.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Entender os conceitos básicos de Imunologia e defesas do corpo humano
- Compreender o papel dos leucócitos na resposta imunológica
- Identificar os tipos de glóbulos brancos e suas funções
Aqui, os alunos aprendem o caminho que o sangue percorre pelo corpo humano, carregando, oxigênio e nutrientes e outras substâncias essenciais para as células. Ainda é explorado a diferença entre artérias, veias e capilares, onde através de um aparelho com tecnologia de projeção de luz, conseguimos uma melhor visualização de vasos sanguíneos.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Entender o funcionamento do sistema cardiovascular
- Correlacionar o sistema cardiovascular com outros sistemas
- Conhecer a prevenção de doenças cardiovasculares
Iniciamos o estudo da genética de maneira acessível e fundamental, explorando como a herança genética dos nossos pais influencia características como a cor dos olhos, altura, tipo sanguíneo e predisposições a certas doenças. Em um momento seguinte, os alunos terão a oportunidade de acompanhar a demonstração de um teste ABO, proporcionando uma experiência didática e ilustrativa.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Entender o papel da herança genética.
- Compreender a importância do sangue no estudo da genética
- Identificar grupos sanguíneos do sistema ABO e Rh
Focamos em conceitos fundamentais e utilizamos uma linguagem acessível, onde mostramos o dogma central da Biologia Molecular, cromossomos, genes e herança genética.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Entender o papel e a diferença do DNA, RNA e proteína
- Identificar a localização do material genético
- Compreender papel da herança genética no desenvolvimento de doenças
Exploramos a importância de adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Os alunos compreendem os grupos alimentares, como proteínas, lipídios, carboidratos e vitaminas. Além disso, eles têm a oportunidade de experimentar diferentes frutas, promovendo uma experiência sensorial educativa.
Principais objetivos de aprendizagem:
- Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde e do bem-estar
- Identificar os grupos alimentares e seus benefícios
- Explorar novos alimentos e suas propriedades nutritivas
Ampliamos a percepção da atuação de diversas carreiras profissionais que participam da rotina de um complexo de saúde, compartilhando experiências e fomentando o discernimento para uma escolha profissional mais consciente.
- Conhecer as diferentes profissionais que atuam em um complexo de saúde
- Entender os papéis e responsabilidades dessas profissões
- Explorar a trajetória profissional e os caminhos para alcançar esses cargos
Nossa versão do GTEC, voltada para alunos do Ensino Médio, oferece estratégias direcionadas para a organização do tempo e metodologias eficientes de estudo, com o objetivo de promover um aprendizado mais significativo e o pleno desenvolvimento do potencial dos alunos, resultando em maior bem-estar mental e físico. Vale ressaltar que essa abordagem beneficia também os professores e coordenadores, ampliando as suas capacidades.
Gostaria de sugerir algum conteúdo programático para ser abordado com seus alunos?
Basta enviar um e-mail para contato@atomoeducacao.com.br